Cirurgia é a área de atuação médica na qual através de procedimento cirúrgico o cirurgião e sua equipe, através de intervenções manuais e/ou instrumentais age no corpo do paciente para diagnosticar, tratar, curar, ou melhorar alguma doença ou condição dele. É portanto uma área muito ampla que pode variar de intervenções em situações de traumatismo a cirurgias para melhorar a aparência do corpo.
No caso específico da oncologia cutânea a cirurgia pode participar ar através de biópsias, cirurgias para ressecção do tumor ou para estadiamento, e em algumas situações apenas para controle de dor ou sangramento.
Toda cirurgia via de regra é composta dos seguintes tempos cirúrgicos 1 limpeza prévia a intervenção. 2 diérese- define a criação do caminho para a intervenção principal. 3 intervenção principal que na maioria das vezes se refere a exérese ou retirada do órgão ou estrutura. 4 hemostasia- se refere aos cuidados para parar o sangramento ou possíveis sangramentos. E por fim 5- síntese – é o fechamento propriamente dito.
A cirurgia assim como a medicina como um todo está em constante evolução sempre na busca de novos procedimentos ou modificações nas cirurgias já existentes a fim de torná-las mais eficazes menos traumatizantes e principalmente com menos risco de morte, evento que hoje é raro mais que nos primórdios da cirurgia era estrema mente comum.