O que são lesões pré-cancerosas da pele?
A exposição às agressões do meio, como radiação solar e ingredientes tóxicos, é um fator relevante para o surgimento de lesões pré-malignas na pele. Esses danos são modificações nas células ou condições patológicas, que podem estar associadas ou não ao início de um câncer.
As principais lesões pré-cancerosas surgem na pele, no colo do útero, na próstata, pulmão, cólon, reto e mama. São elas:
👉 Queratose actínica: Pontos irregulares na tonalidade rosa, vermelho ou bege, decorrentes da exposição excessiva a raios ultravioletas. Pode desaparecer e voltar a surgir.
👉 Carcinoma espinocelular: Manchas avermelhadas, cobertas por crostas e escamas, podendo apresentar coceira ou dor. Algumas vezes, localizam-se em região anal e genital, estando relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis pelo HPV.
👉 Queratoacantoma: Tumores que podem desaparecer espontaneamente ou continuar a crescer, podendo atingir outros órgãos.
O fato de a pele humana ser um órgão externo colabora para que esses sinais e marcas sejam devidamente acompanhadas, permitindo a detecção precoce de um possível desenvolvimento maligno. Somente um profissional pode avaliar corretamente e recomendar o tratamento adequado. Portanto, se notar alterações em sua pele, consulte um dermatologista!